domingo, 28 de setembro de 2014

Lombos de salmão com puré de batata doce


De notar que eu podia ter chamado a esta receita "Lombos de Salmão em cama de batata doce"! Só assim para verem que no Sem Avental também podíamos ser Master Chef.

Eu adoro o Outono no que toca a comidas. Tenho que admitir que eu sou mais das comidas-conforto do que das saladas de Verão. Há qualquer coisa nas comidas de forno e mais quentes que nos deixa mais saciados.

Depois de uma semana fora do país em trabalho, vim com desejos de comer peixe. Esta receita foi uma agradável surpresa no que toca às diferenças de sabores e a mistura destes entre si.

Experimentem!

Ingredientes (para 2 pessoas):
4 lombos de salmão
Sumo de 1 limão
4 colheres de chá de sementes de sésamo
1 batata doce grande ou 2 médias
Leite de arroz
Azeite q.b.
Sal q.b.
Alho em pó q.b.
1 colher de chá de tomilho
2 colheres de chá de pimenta rosa moída

Preparação:

Pré aquecer o forno a 170ºC.

Num tabuleiro de ir ao forno, temperar os lombos de salmão com o sumo do limão, pimenta rosa, um pouco de alho em pó e sal a gosto. Salpicar os lombos com sementes de sésamo, deitar um fio de azeite por cima dos lombos e levar ao forno durante 30 minutos ou até que estejam dourados.

Cozer a batata doce em bastante água com sal a gosto, até que esteja a desfazer-se.

Num tacho, colocar um fio de azeite, 2 colheres de chá de alho em pó e o tomilho. Manter em lume baixo e colocar a batata doce cozida. Envolver tudo e desfazer a batata com um garfo (eu não tenho passevit, mas podem usar). Quando a batata estiver bem desfeita, começar a adicionar pequenas quantidades de leite de arroz e mexer sempre para engrossar. Quando o puré tiver a consistência que deseje, desligar e retirar do lume.

Eu servi também com bróculos cozidos e salteados em azeite.

Uma delícia para dar as boas vindas ao Outono (mal posso esperar para acender a lareira...).

Sem comentários:

Enviar um comentário