terça-feira, 5 de agosto de 2014

A minha Lasanha




Ui! Achavam mesmo que não iam aparecer aqui umas maluqueiras, de vez em quando?
Aviso: tem glúten, tem lactose, tem hidratos! É a loucura mas, caramba, se é bom.... A minha lasanha já foi testada vezes sem conta em jantares de amigos e é sempre sucesso garantido. Esta lasanha fica muito menos seca do que aquilo que estão (provavelmente) habituados e acho que essa é uma das razões pelas quais é mais saborosa. 

Claro que podem torná-la "saudável". Basta que usem placas de lasanha sem glúten (à venda no Celeiro) e que façam o vosso próprio béchamel usando leite sem lactose e farinha de arroz.

Acontece que esta surgiu em modo "disco pedido" cá em casa e um bocadinho de loucura nunca fez mal a ninguém.

Ingredientes (para 4 pessoas):
500 gr. de carne picada (mistura de porco e vaca)
6 cogumelos frescos laminados
1 cebola média picada
3 dentes de alho picados
1 lata de tomate pelado (400 gr.)
1/2 pacote de polpa de tomate (daqueles pequenos de cartão)
1/2 cerveja mini
Placas de lasanha (a quantidade depende do pirex que usem)
1 pacote de béchamel dos grandes
1 pacote de queijo mozarella ralado
Azeite q.b.
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Oregãos q.b.

Preparação:
Num tacho, refogar a cebola com o alho num pouco de azeite. Quando a cebola estiver a ficar translúcida, acrescentar a carne e envolver bem no refogado. Só parar de mexer a carne quando já não houver pedaços de carne com aparência crua.
Acrescentar a lata de tomate pelado e a polpa de tomate. Mexer tudo e envolver bem os tomate na carne. Acrescentar a cerveja e os temperos a gosto (sal, pimenta, oregãos). 
Deixar a carne apurar em lume mínimo com o tacho tapado, durante 30 minutos - Sim! É isto que torna a carne muito mais saborosa e permite que o tomate fique bem apurado.

Entretanto, pré aquecer o forno a 170ºC.

Quando a carne estiver bem apurada, num pirex, colocar uma camada de carne + um pouco de bechamel (mais ou menos 2 riscas por cima da carne) + placas de lasanha. Repetir esta camada mais uma vez e terminar colocando bastante béchamel por cima da última camada de placas de lasanha. Polvilhar (sem medos) com queijo ralado.

Levar ao forno durante 30 minutos (ou de acordo com as instruções de cozedura da massa da lasanha).

Aproveitem!

2 comentários: