sexta-feira, 9 de maio de 2014

"Empada" de frango

 

Das coisas que mais gosto de comer (a seguir a um bom chocolate), são salgados. Adoro tudo o que seja croquetes, rissóis, empadas, chamuças (adoro adoro chamuças), por isso imaginem o meu desgosto em olhar para esses petiscos todos e só lhes poder tocar em dia de muita festa...

Um dos dias desta semana, foi mesmo um dia de muita festa e fiz uns deliciosos folhados de frango, com direito a massa folhada e tudo. Acontece que ao poder comer apenas um folhado, fiquei a pensar que podia juntar o recheio daqueles folhados com uma massa que tanto sucesso faz (a da nossa base de couve flor). Bem dito, bem feito e ontem foi dia de experimentar. Resultado: NHAMI!

Vantagens:
1 - Podem fazer recheio a mais e congelar
2  - Podem (e devem) aproveitar o caldo da cozedura do frango e congelar em sacos de fazer gelo. Assim têm sempre caldo de galinha caseiro.

Ingredientes:


Base:
1/2 couve-flor grande
1 ovo
50 gr. de mozarela ralada
1/2 colher de chá de sal fino
1/2 colher de chá de pimenta preta
1 colher de chá de oregãos

Recheio (adaptado daqui):
1 frango cortado em pedaços
1 chouriço de carne
200 g de bacon
2 cebolas descascadas
3 dentes de alho descascados
1 raminho de salsa
4 dl de água
1 dl de vinho branco
Sal q.b.

Pimenta q.b.
1/2 pacote de cogumelos frescos

Preparação:

Recheio:
Colocar o frango numa panela, juntamente com o chouriço, o bacon, as cebolas, os dentes de alho e a salsa. Cobrir com a água e o vinho branco. Temperar com o azeite, sal e pimenta.
Levar a cozer durante 1 hora. Escorrer e filtrar, reservando o caldo. Deixar arrefecer.


Massa:
Começar por pré aquecer o forno nos 200ºC.

Preparar  um tabuleiro rectangular, com uma folha de papel vegetal pincelada com azeite.

Arranjar a couve-flor retirando as folhas verdes da couve e cortando todas as cabeças da couve-flor, garantindo que cada uma não fica com um talo demasiado grande.
Lavar bem a couve e colocar no robôt de cozinha. Triturar a couve-flor até ficar bem picada mas não completamente pulverizada.

Transferir a couve-flor para um prato e colocar no microondas durante 8 minutos, até ficar cozida.
Colocar a couve-flor num pano de cozinha e torcê-lo para espremer o máximo de líquido possível (Sim! Sai água!). Esta parte é extremamente importante, caso contrário, a massa fica demasiado mole.
Transferir a couve-flor para uma tigela, adicionar o ovo, a mozarela, os oregãos, o sal e a pimenta e misturar bem.
Usando as mãos, colocar a mistura no tabuleiro, já preparado com papel vegetal, e pressionar para moldar.
Assar durante 15 minutos, até dourar. 
Retirar do forno, com a ajuda do papel vegetal, retirar a base para fora do tabuleiro e deixar esfriar durante 5 minutos em cima da bancada da cozinha.


Junção da massa e recheio:

Desfiar a carne e reservar. Cortar o chouriço em pedaços e picar juntamente com o bacon, a cebola, os dentes de alho, a salsa. Misturar com o frango desfiado e com os cogumelos frescos laminados muito finamento (sim, vão mesmo crus!).


Colocar este recheio numa ponta da massa e começar a enrolar como se fosse uma torta. É preciso não apertar muito para não partir a massa.

Salpicar com sementes de sésamo e levar ao forno mais 10 minutos para dourar.

Servir com salada!

Sem comentários:

Enviar um comentário