sexta-feira, 23 de maio de 2014

Cogumelos recheados com espinafres, bacon e queijo de cabra


Quem está a planear dar um jantar para amigos este fim de semana ponha a mão no ar! 
Eu A-DO-RO fazer jantares para amigos e passar horas na cozinha a fazer comidinhas das boas. Estes cogumelos foram para levar para casa de uns amigos num jantar a meio da semana. Foram super rápidos de fazer e deu para aproveitar uns cogumelos frescos enormes e deliciosos que a mãe deu.

Se quiserem tornar esta receita menos calórica, basta não colocarem o queijo de cabra ou usarem requeijão para substituição.

Ingredientes:
6 cogumelos frescos grandes
1 chávena cheia de espinafres em folha congelados 
1 queijo chévre
1/2 chávena de bacon em cubos
2 dentes de alho picados
Vinagre balsâmico q.b.
Azeite q.b.
Sal q.b.

Preparação:
Pré aquecer o forno a 200ºC.

Começar por cozer os espinafres em água abundante e temperar com sal.

Enquanto os espinafres cozem, arranjar os cogumelos: lavar os cogumelos muito bem e tirar os pés. Aqui o truque é não fazer muita força ao tirar o pé do cogumelo para não partir. Se acharem mais fácil, podem usar uma colher de café para ajudar a retirar o pé. 
Cortar os pés dos cogumelos em pedaços bem pequenos e reservar.

Entretanto, levar os cogumelos ao forno com a parte oca virada para cima e salpicar (não é encharcar!) com vinagre balsâmico. Deixar no forno 5 minutos e ao fim deste tempo, virar ao contrário e levar ao forno mais 5 minutos. Retirar e reservar.

Numa frigideira anti aderente, refogar o alho picado no azeite. Adicionar o bacon em pedaços e os pedaços dos pés dos cogumelos. Saltear tudo muito bem e, quando o bacon estiver a ficar com cor, adicionar os espinafres (já muito bem escorridos). Saltear tudo durante 5 minutos e envolver bem todos os ingredientes. 

Retirar para uma taça e deixar arrefecer um pouco.
Adicionar o queijo chévre em pedaços e, com a ajuda de um garfo, envolver o queijo no preparado de espinafres, garantindo que vai amolecendo.

Rechear os cogumelos com o preparado de espinafres e queijo e levar ao forno mais 10 minutos.

Servir com uma salada verde.

Sem comentários:

Enviar um comentário