segunda-feira, 28 de abril de 2014

Sopa de peixe e camarão


Vá-se lá saber porquê, associo sempre a sopa de peixe ao Verão. Bem sei que é sopa e é quente, mas adoro comer uma boa sopa de peixe quando já há sol para nos encher os dias de boa disposição.

Deixo-vos com esta sopa de peixe e camarão, um pouco mais rápida de fazer do que a "normal" sopa de peixe, e que nos soube mesmo bem depois de um fim de semana com muita carne.

Ingredientes:
4 lombos de pescada congelado
400 gr. de camarão sem casca congelado
3 cenouras grandes raladas
5 tomates grandes e maduros cortados em pedaços
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 malagueta
1/2 pimento vermelho cortado em pedaços
1 folha de louro
1/2 chávena de arroz basmati (se não tiverem restrições, podem usar massa)
1 molho de coentros pequeno picado
Azeite q.b.
Sal q.b.

Preparação:

Cozer o peixe em água abundante com um pouco de sal. Reservar o peixe e a água da cozedura e aproveitar o mesmo tacho para cozer o camarão com água e sal. Reservar a água e o camarão cozido.

Numa panela, colocar azeite, a cebola picada, o alho e deixar refogar durante 2 minutos em lume médio. Adicionar o pimento vermelho e a cenoura ralada e envolver todos os ingredientes. Deixar cozinhar durante 3 minutos.
Adicionar o tomate em pedaços, um pouco da água da cozedura do camarão, tapar a panela e deixar cozinhar em lume médio durante 10 minutos.
Passar com a varinha mágica e adicionar água da cozedura do peixe e água da cozedura do camarão (usar um passador de rede). Convém ter atenção na quantidade de água que se coloca porque não queremos a sopa muito aguada!
Deixar ferver e adicionar a folha de louro, o camarão e o peixe desfeito em pedaços. Deixar cozinhar em lume médio durante 10 minutos e servir com coentros picados.

Sem comentários:

Enviar um comentário