segunda-feira, 31 de março de 2014

Bacalhau com puré de feijão


Acerca desta foto, uma coisa: é péssima! Interiorizem este facto, ponham para trás das costas e arrisquem a fazer a receita porque, essa sim, é muito boa.

Há muito tempo que queria experimentar fazer puré de feijão branco porque é uma excelente alternativa à batata e não é que é mesmo bom?

Neste caso, para garantirem que fazem um jantar em 20 minutos, convém que deixem as lascas de bacalhau a demolhar logo de manhã antes de saírem de casa.

Ingredientes para 4 pessoas:

500 gr. de lascas de bacalhau demolhado
800 gr. de feijão branco cozido
1/2 courgette média sem pele e cortada em pedaços pequenos
1 alho francês (apenas a parte branca) cortado em rodelas finas
100 ml de caldo de legumes
4 dentes de alho picados
1 malagueta
Azeite
Sal q.b.
Pimenta q.b.


Preparação:

Começar por colocar a cozer as lascas de bacalhau previamente demolhadas.

Preparemos o puré entretanto: saltear o alho francês e a courgette numa frigideira, apenas com um fio de azeite, até que estejam amolecidos. 

Escorrer a água do feijão já cozido e colocar no robôt de cozinha com o alho francês e a courgette. Passar tudo até ficar com um puré. Juntar o caldo de legumes e passar novamente até ficar com um puré bem macio.

Agora preparar o bacalhau que já está cozido. Numa frigideira, colocar bastante azeite e os dentes de alho picados. Deixar saltear durante 1 minuto e acrescentar o bacalhau. Saltear até estar bem envolvido no azeite e no alho.

Servir o puré com o bacalhau.

Para garantirem uma receita mais saudável, devem tentar usar caldo de legumes ou de galinha caseiro (essa receita fica para outra altura), que podem fazer em grandes quantidades e congelar em sacos para fazer gelo para irem usando conforme a necessidade.

2 comentários:

  1. Parece óptimo, mas tenho uma dúvida...Como se faz/compra o caldo de legumes? É líquido?

    ResponderEliminar
  2. Olá, xaxia! Pode fazer caseiro e até ajuda a aproveitar aqueles restos de legumes que costumamos deitar fora ao fazer sopa (vou colocar a receita em breve). Caso não tenha pode usar um caldo knorr de legumes, mas atenção para não adicionar mais sal. Bons cozinhados!

    ResponderEliminar