sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Coleslaw de Camarão


"Coles" do onde? Coleslaw! Basicamente é um nome todo do nice para dizer "salada de couve picada".

Experimentei esta salada (sem o camarão) pela primeira vez, como acompanhamento de uns bifes de perú grelhados, e cá em casa adorámos. Claro requer um molho a acompanhar senão fica difícil porque a couve não é cozinhada, mas já lá vamos.

Desta vez, olhei para o que havia na dispensa e esta salada nasceu assim. Havia couve-coração, havia couve roxa, cenoura e camarão congelado. Não me apetecia carne e voilá! Salada nova! 

Depois tive que pensar num molho que não me deixasse de consciência pesada e inventei. Fiz molho de iogurte natural com mostarda e manjericão. Ficou uma delícia.

Podem experimentar a salada base com vários acompanhamentos (delícias do mar, pescada cozida, carne de perú, peitos de frango, etc etc). É só darem largas à imaginação. 

Ingredientes para 4 pessoas:

500 gr. de camarão sem casca
2 dentes de alho picados
Sumo de meio limão
1 malagueta
2 cenouras
1/2 couve roxa
1/2 couve coração
Azeite q.b.

Para o molho:
2 iogurtes naturais (existem iogurtes naturais sem glúten da marca Mini-Preço e Continente)
4 colheres de sobremesa de mostarda Dijon
Uma mão cheia de manjericão fresco picado


Preparação:

Temos que começar por saltear o camarão para dar tempo de arrefecer.
Numa frigideira, colocar um pouco de azeite, alho picado e malagueta picada. Deixar aquecer e quando estiver quente, adicionar o camarão. Saltear em lume bem quente até o camarão estar dourado (não queimado!). Quando estiver perto de retirar do lume, adicione o sumo de meio limão e salteei mais um pouco.
Retirar e deixar arrefecer.

Passemos à preparação das couves. Cortar as couves em tiras muito finas, recorrendo a uma mandolina, a um processador de cozinha ou simplesmente a uma faca e algum jeitinho.
Ralar as cenouras e juntar às couves picadas. Lavar e guardar.

Molho de iogurte natural: Coloque 2 iogurtes naturais numa taça. Adicione a mostarda e o manjericão picado e mexa tudo muito bem.

Agora basta misturar o camarão com a salada picada e molho de iogurte a gosto!








Sem comentários:

Enviar um comentário